Os títulos listados abaixo referem-se aos livros que são considerados de maior importância e encontrados com maior facilidade:

LIVROS DE W. REICH

Reich, W. A Função do Orgasmo. SP, Brasiliense, 1979.

Um dos principais livros de W. Reich. Descreve a evolução do pensamento e do trabalho reichiano desde a Psicanálise até a Vegetoterapia Caractero-Analítica. Indicado para iniciar a leitura da obra reichiana, principalmente em seu aspecto clínico.

_________. Análise do Caráter. SP, Martins Fontes, 1979.

Este livro apresenta características semelhantes ao livro A Função do Orgasmo, porém seu conteúdo é mais denso e profundo. Conceitua caráter, relacionando-o com resistência, estase de energia e conservação do equilíbrio neurótico, descrevendo a teoria da formação do caráter. Enfatiza o trabalho com a análise do caráter, manejo clínico da transferência e da resistência. Descreve algumas formas definidas de caráter e sua função. Considerada uma leitura difícil para leigos.

_________. A Revolução Sexual. RJ, Zahar, 1976.

Reich discute a repressão sexual existente na sociedade e algumas de suas formas de manifestação.

_________. Escuta, Zé Ninguém! SP, Martins Fontes, 1982.

Neste livro Reich faz uma crítica, através de um desabafo, ao homem oprimido pelas instituições sociais e em conflito consigo mesmo. Descreve a cumplicidade deste homem com as regras vigentes e como a peste emocional é alimentada desta forma.

_________. O Éter, Deus e o Diabo: a Superposição Cósmica. SP, Martins Fontes, 2003.

Reich discute o conceito de funcionalismo orgonômico, sensação de órgão e energia orgone cósmica.

_________. O Assassinato de Cristo. SP, Martins Fontes, 1982.

Repensando o processo de vida e morte de Cristo, Reich procura fazer uma análise calcado em idéias e conceitos de peste emocional, genitalidade e verdade bioenergética.

_________. Psicologia de Massas do Fascismo. SP, Martins fontes, 1988.

Reich procura demonstrar que o movimento fascista é a expressão irracional do ser humano, cujas necessidades biológicas e primárias encontram-se reprimidas pela sociedade. Procura analisar a função social da opressão e o papel da família, do misticismo e do Estado.

_________. The Cancer Biopathy. NY, Farrar, Straus and Giroux, 1973.

Aborda em detalhes desde experimentos em laboratório, que levaram a descoberta dos bions e bacilos T e sua relação com a biopatia do câncer, até a pesquisa clínica de Reich no tratamento orgonoterápico de pacientes com câncer. Inclui também reflexões mais amplas sobre a gênese multifatorial dessa biopatia.

LIVROS DE OUTROS AUTORES

Albertini, P. Reich em Diálogo com Freud: Estudos sobre Psicoterapia, Educação e Cultura. SP, Casa do Psicólogo, 2005

Aborda as convergências e divergências entre Freud e Reich.

Baker, O Labirinto Humano. SP, Summus, 1980.

Baker procura fazer uma síntese dos mais importantes conceitos da abordagem clínica reichiana. Escrito de forma simples e objetiva e, em alguns momentos, simplificada demais.

Boadella, D. Nos Caminhos de Reich. SP, Summus, 1985.

Histórico do desenvolvimento do pensamento e da obra de Reich, desde seu trabalho como psicanalista até o desenvolvimento da Orgonoterapia. Linguagem clara, precisa e objetiva.

Dadoun, R. Cem Flores para W. Reich. Barcelona, Anagrama, 1975.

Descrição, em ordem alfabética (de A até Z), de diferentes conceitos e fatos da obra e vida de W. Reich.

Lowen, A. O Corpo em Terapia. SP, Summus, 1977.

O autor discute a relação entre os processos somáticos, bioenergéticos e psíquicos, apresentando exemplos de casos clínicos. Descreve diversos tipos de estrutura de caráter, procurando resumir e exemplificar vários aspectos da teoria caracterológica de Reich.

Navarro, F. A Somatopsicodinâmica. SP, Summus, 1995.

Estuda a disposição segmentar da couraça, descrevendo cada segmento com ênfase nas patologias e sua interpretação segundo a ótica da somatopsicodinâmica reichiana.

Raknes, O. Reich e a Orgonomia. SP, Summus, 1988.

Descreve a relação da Orgonomia com outros saberes e seu conceito de saúde a partir do contato que estabeleceu com Reich durante sua vida como seu aluno e colaborador.

Wagner, C. A Transferência na Clínica Reichiana. SP, Casa do Psicólogo, 2003.

O autor procura demonstrar como a transferência pode ser manejada, e sua elaboração facilitada, através da abordagem corporal no processo psiscoterápico. Apresenta diversos casos clínicos e discute a relação da Psicanálise com a Vegetoterapia e desta com outras Psicoterapias Corporais.

TRABALHOS PUBLICADOS PELOS MEMBROS DO NÚCLEO DE PSICOTERAPIA REICHIANA

Incluí artigos publicados em revistas científicas especializadas, capítulos de livros e trabalhos publicados em congressos. Trabalhos dispostos em ordem alfabética. Os interessados poderão ter acesso a estes artigos em livrarias, bibliotecas especializadas ou mediante contato conosco.

 

1) A Fase Oral na Abordagem Reichiana. Ernani E. Trotta. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, nº 1, pp. 25-34. Porto Alegre, 1977.

2) As Imagens do Corpo no Espaço Social: A Integração dos Segmentos Corporais na Linguagem Cotidiana. Carlos Eduardo Brito.  In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, nº 3, pp. 94-101. Porto Alegre, 1999.

3) A Técnica do Espelho em Orgonoterapia. Ernani E. Trotta e André Carvalho. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 4:45-51. Porto Alegre, 2001.

4) A Transição de Paradigmas e a Questão Metodológica.Carlos Eduardo Brito. In: Cadernos de Metodologia. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Psicologia, v. 3, nº 3 (pp. 35-42), 1996.

5) Alterações Respiratórias Associadas à Contenção do Choro e Outros Estados Emocionais. Ernani E. Trotta. In: “Pensamento Reichiano em Revista” nº 2, pp.89-99, Rio de Janeiro 2007.

6) A Somatopsicodinâmica das Produções Sintomáticas e deu Manejo na Clínica  Reichiana. Ernani E.Trotta. In: Psicossomática no cuidado em saúde – atitude transdisciplinar. Diversos Autores, (Org. E.Teixeira) Ed. Yendis - São Caetano do Sul/SP - 2009.

7) Bases Neurofisiológicas dos Procedimentos Clínicos de Estimulação Ocular com Luzes Coloridas. Ernani E. Trotta. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 2: 37-49. Porto Alegre, 1998.

8) CID-10 e as Concepções Psicopatológicas Reichianas Atuais: coexistência de núcleos neuróticos e psicóticos. Ernani E. Trotta. In: Pensamento Reichiano em Revista, v. 1, pp. 7-26, Rio de Janeiro, 2006.

9) Constelações Familiares e seu Emprego em Psicoterapia Corporal. Ernani E. Trotta e Juliana L. Bezerra. In: Encontro Paranaense, Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. Curitiba. 2009.

10) Die orgonenergetische Behandlung Transplantierter Tumoren und die damit verbundenen immunologischen Funktionen. Ernani E. Trotta e Eugenio Marer  in “Nach Reich – Neue Forschungen zur Orgonomie”,  J. DeMeo e B. Senf Editores, Zweitausendeins, Verlag, Frankfurt, pp.685-692, 1997.

11) EMDR Associado a Foto-Estimulação Ocular e Outros Métodos da Orgonoterapia. Ernani E.Trotta. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 4: 59-64. Porto Alegre, 2001.

12) Epsodic Excitation and Changes in Agressive Behavior Induce by REM Sleep Deprivation. Ernani E.Trotta. In: Neuropharmacology, nº 23, pp. 1053-1059, London, 1984.

13) Espinoza e Reich - O Corpo da Alegria. Duda Teixeira. In: Pensamento Reichiano em Revista, Número 1: 149-158. Rio de Janeiro, 2006.

14) Héracles e o Leão de Neméia: O Mito da Couraça. André Carvalho. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 2: 23-29, Porto Alegre, 1998.

15) Intervenções Somáticas e o Fenômeno da Transferência. Maria Cecília R. de Oliveira e Mônica F. Pontes. In: Anais do XIII Encontro Paranaense. VIII Congresso Brasileiro. II Convenção Brasil/Latino-América. Curitiba. 2008.

16) Metodologia da Orgonoterapia. Ernani E. Trotta. In: Revista da sociedade Wilhelm Reich RS, Número 3: 32–57. Porto Alegre, 2000.

17) O Caráter Esquizóide - Contribuições da Psicoterapia Corporal para sua Compreensão e Tratamento.Ma. Cecília R. de Oliveira. Trabalho de Conclusão de Curso - PUC-RJ, 2002.

18) O Animal Humano em Terapia: 1- A Filogênese dos Cuidados Parentais na Gênese das Psicopatologias. André Carvalho. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 5: 83-89. Porto Alegre, 2002.

19) O Animal Humano em Terapia : 2 - O Conceito de Adaptação e sua Importância na Abordagem Reichiana.André Carvalho. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RJ, Número 6. Rio de Janeiro, 2005.

20) O Arquétipo do Homem Selvagem e sua Relação com a Visão Reichiana da Natureza Humana. André Carvalho. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 4 : 26-35.  Porto Alegre, 2000.

21) O Corpo e a Construção de Sentidos: uma Reflexão sobre o Lugar do Corpo na Sociedade de Consumo. Carlos Eduardo Brito. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS. Número 5: 75-82. Porto Alegre 2002.

22) O Corpo e o Psíquico: Pressupostos Teóricos e Metodológicos da Clínica em Psicoterapia Corporal. Carlos Eduardo Brito. In: A Clínica na Universidade: Teoria e Prática. Junia de Vilhena (org.). Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola (pp. 71-88), 2004.

23) O Lugar do Corpo na Contemporaneidade: a Perspectiva das Psicoterapias Corporais. Carlos Eduardo Brito, (org.). In: Anais do I Congresso Brasileiro Psicologia:  Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia: Biblioteca Virtual em Saúde- Psicologia (BVS-Psi), 2002.

24) Psicossomática das Cefaléias na Abordagem da Orgonoterapia. Ernani E. Trotta. In: Revista da Sociedade Wilhelm Reich RS, Número 5: 32-46. Porto Alegre, 2003.

25) Sobre as possibilidades de felicidade na contemporaneidade: a que preço, com que corpo? Ana Paula L. Prange. In: Psicossomática no cuidado em saúde – atitude transdisciplinar. (Org. E.Teixeira) Ed. Yendis - São Caetano do Sul/SP - 2009.

26) Stereotyped Behavior, Aggressive Behavior and Haloperidol Binding to Striatum Cortex. Ernani E. Trotta. In: Anais da Academia Brasileira de Ciências – 1981, 53:848.

27) The Orgonotic Treament of Transplantated Tumors and Associated Immunological Functions. Ernani E. Trotta e Eugenio Marer. In: Journal of Orgonomy USA, volume 24 (1) 39:44, 1990.

28) Utilización de Luces de Colores en el Procedimiento Terapeutico Descripto por Barbara Koopman. Ernani E. Trotta. Anais do Congresso Interamericano de Psicoterapias Corporais pp. 42, Montevidéo, 1997.

29) Wilhelm Reich e a Psicossomática. Ernani E.Trotta. In: “Reich: O corpo e clínica.” Diversos Autores (Organizador N. Maluf), São Paulo, Summus, 1999

 

 

+ 55 21.3681.5858
Whatsapp: 21 99889-4406

 nucleo@nucleopsic.org.br

Botafogo  | Rio de Janeiro | Brasil

Receba a nossa News Letter

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Copyright © 2017 nucleopsic.org.br. All Rights Reserved.

T.: + 55 21.3681.5858  |  Whatsapp: 21 99889-4406
nucleo@nucleopsic.org.br

Botafogo  | Rio de Janeiro | Brasil

Receba a nossa News Letter

Copyright © 2017 nucleopsic.org.br. All Rights Reserved.

T.: + 55 21.3681.5858  |  Whatsapp: 21 99889-4406
nucleo@nucleopsic.org.br

Botafogo  | Rio de Janeiro | Brasil

Receba a nossa News Letter